Início Estruturas Traço do Concreto: considerações gerais

Traço do Concreto: considerações gerais

1619
0

Traço é nome que damos às dosagens dos componentes de um determinado concreto. O processo de definição do traço, bem como a preparação do concreto, devem ser realizados de forma cuidadosa. O maior objetivo ao se definir o traço do concreto é obter um concreto resistente e sólido, de maneira a evitar patologias futuras.

No processo de dosagem de um concreto busca-se, acima de tudo, garantir segurança à estrutura. É exatamente a proporção correta dos materiais, associada à fabricação precisa do concreto, que irá assegurar características físicas e químicas para que se atinja a segurança da estrutura.

Na determinação do traço do concreto as características de resistência, durabilidade e trabalhabilidade devem ser atendidas de acordo principalmente com o tipo e particularidades da obra em que o concreto será empregado. A concretagem de uma viga por exemplo, demandará um concreto com traço diferente do utilizado na concretagem de um contrapiso.

As variações de quantidade e qualidade dos materiais influenciam diretamente no resultado final do concreto. Por esse motivo, é importante que o traço seja seguido à risca. Assim, a definição do traço do concreto deve ser feita de forma correta, a fim de alcançar segurança, durabilidade e viabilidade econômica à obra.

Para entender toda a problemática acerca do assunto, o que é o traço do concreto, quais sãos os fatores que influenciam, quais as características fundamentais a serem alcançadas nas dosagens, além de entender as especificações normativas e legais para projetos de estruturas de concreto, leia este artigo até o final.

dosagem traço do concreto

O que é o traço do concreto?

O concreto é o material mais utilizado na construção civil no Brasil e no mundo inteiro. O traço ou simplesmente dosagem do concreto, é a proporção entre os materiais que constituem a mistura. A mistura é composta por um aglomerante (cimento), agregados graúdos (britas), agregados miúdos (areia), água e, em alguns casos, aditivos.

A definição da proporção, ou seja, das quantidades de cada um dos materiais deve ser realizada de forma correta. O traço do concreto é com certeza uma das etapas mais importantes de qualquer obra, pois nessa fase é que será garantido o Fck do concreto (resistência característica a compressão).

A apresentação do traço do concreto em proporções para uma unidade de cimento (aglomerante) é feita através de uma sigla:

traço do concreto siglas

Onde:

a = areia;

p = pedra;

x = relação água/cimento;

m = a + p.

Tão importante quanto determinar o traço do concreto, é garantir a qualidade e características adequadas dos materiais. Além dos materiais apresentados, o concreto pode contar ainda com a utilização de aditivos na mistura, que podem servir para os mais variados objetivos dentro de cada obra. Nos próximos itens do artigo iremos tratar de algumas especificações de cada um dos materiais constituintes do concreto.

Cimento Portland

O cimento Portland é um tipo de aglomerante hidráulico, ou seja, sua ativação ocorre na presença de água. Ele é obtido pela moagem de clínquer Portland, que durante o processo recebe adição de uma quantidade necessária ou mais formas de sulfato de cálcio.

O cimento pode ter algumas variações de acordo com o material que recebe na mistura durante o processo de moagem. São permitidas as adições no processo de fabricação do cimento, as mais comuns são: materiais pozolânicos, escórias granuladas de alto-forno e materiais carbonáticos. Todas essas adições devem ser realizadas nas quantidades necessárias e sempre atendendo as especificações normativas.

Existem atualmente no mercado vários tipos de cimento, o que diferencia esses tipos são basicamente a composição, resistência e as propriedades do material. A sigla utilizada nas embalagens de cimento possui função de facilitar a identificação dos tipos de cimento:

nomenclatura do cimento portland

Relação Água/cimento

A relação água/cimento do traço do concreto é a relação em massa entre conteúdo efetivo de água e o conteúdo de cimento Portland. Esse é sem duvidas o componente mais importante no traço do concreto, pois a falta ou excesso de água pode acarretar problemas sérios no concreto.

Além disso, a água no concreto é a responsável por, ao entrar em contato com as partículas de cimento, gerar os cristais sólidos, que são os motivadores da resistência mecânica do material. Outra influência que a água exerce no concreto, é na trabalhabilidade. A adição de água em correta proporção garante que o concreto tenha aspecto plástico suficiente para ser transportado e aplicado sem maiores problemas.

Quanto maior a relação água/cimento de um concreto menor será sua resistência e maior a trabalhabilidade. Ou seja, quanto menor a relação água/cimento de um concreto maior será a durabilidade da estrutura. Por esse motivo, a determinação dessa relação deve ser realizada de forma a alcançar um equilíbrio entre as principais propriedades do concreto, de acordo com cada tipo de utilização.

Agregados

Os agregados também são componentes essenciais na garantia de qualidade do concreto. Os agregados são materiais sólidos inertes que de acordo com a granulometria são utilizados na fabricação do concreto de cimento Portland. A ABNT NBR 7211:2019 – Agregados para concreto – especificações – estabelece requisitos exigíveis para recepção e produção de agregados destinados à produção de concreto de cimento Portland.

A norma impõe que os agregados devem ser compostos por grãos de minerais que apresentem características de dureza, compatibilidade, durabilidade, estabilidade e limpeza, de modo que não interfiram no endurecimento e hidratação do cimento, além da proteção contra corrosão na armadura. Além de interferirem positivamente na resistência do concreto, os agregados, através da forma dos grãos, densidade e tamanho, podem contribuir com diversas outras características físicas e mecânicas do concreto.

A ABNT NBR 7211:2019 define ainda os dois tipos de agregados que são utilizados no traço do concreto. São eles:

  • Agregado miúdo: é aquele cujos grãos passam pela peneira com abertura de malha de 4,75 mm;
  • Agregado graúdo: agregado cujos grãos passam pela peneira com abertura de malha de 75 mm e ficam retidos na peneira com abertura de malha de 4,75 mm.

Aditivos

Os aditivos são componentes que quando adicionados à mistura do concreto conseguem modificar suas propriedades físicas. Em outras palavras, os aditivos no concreto exercem a função de garantir vantagens que naturalmente não seriam obtidas.

Normalmente a utilização de aditivos no concreto possui os seguintes objetivos: retardar ou acelerar o tempo de pega, aumentar a plasticidade do concreto, minimizar os pontos fracos e aumentar as qualidades de um concreto, reduzir custos em termos de consumo de cimento, aumentar a durabilidade e reduzir a retração.

Os aditivos podem ser grandes aliados quando se trata de concretagem de estruturas em locais com condições adversas. Como por exemplo, locais com temperaturas muito elevadas ou muito amenas, ou mesmo em locais onde o concreto precisa ser transportado por um longo trecho. Contudo, vale ressaltar que a escolha pela utilização, bem como a dosagem dos aditivos deve ser realizada por profissionais devidamente qualificados, evitando possíveis patologias ou dificuldades no processo executivo.

Determinação do traço do concreto

Normalmente, o traço do concreto é determinado para se atingir um determinado volume com características pré-definidas. É importante ressaltar que a norma que estabelece as diretrizes para o concreto de cimento Portland é a ABNT NBR 12655:2015 – Concreto de cimento Portland — Preparo, controle, recebimento e aceitação — Procedimento.

A norma estabelece todos os requisitos para as propriedades do concreto fresco e endurecido e suas verificações, composição, preparo e controle do concreto, além de tratar também de requisitos de aceitação e recebimento do concreto.

A dosagem do concreto pode ser realizada de duas maneiras. A primeira delas é a forma empírica, utilizada nas obras de pequeno porte. Nessa forma, se utilizam valores tabelados que são calculados anteriormente por órgãos competentes. A segunda maneira é qcdosagem do traço de forma racional, que é utilizada para obras de grande porte, nesse tipo de dosagem utilizam-se expressões para determinação das proporções dos materiais. Veja a seguir os principais conceitos e formulas acerca da dosagem racional do traço do concreto:

dosagem do concreto

Recomendações executivas – Traço do concreto

A ABNT NBR 12655:2015 prevê dois principais métodos em que o concreto pode ser preparado: preparação pelo construtor na obra (in loco) e preparação por uma empresa de serviços de concretagem (usinado).

Na modalidade em que o concreto é preparado na obra, cabe ao responsável técnico a determinação o atendimento aos requisitos de projeto, escolha dos materiais empregados, acompanhamento e controle de qualidade durante a execução da obra. Já na modalidade em que o concreto é usinado, o responsável técnico deve apenas informar as características demandadas pelo projeto, recebimento e aceitação do concreto na obra.

Em ambas as modalidades, deve-se atentar para a qualidade e armazenamento correto dos materiais constituintes. A água utilizada deve ser potável e livre de matéria orgânica, não deve conter sais, conforme especificações da ABNT NBR 15900:2009 – Água para amassamento do concreto. Em relação aos agregados, também é importante que se realize ensaios e análises, visto que estes podem provocar reações patológicas no concreto, que são muito prejudiciais a estrutura.

Para cada tipo e classe devem ser realizados ensaios de controle de recebimento e aceitação do concreto. Esses ensaios são: ensaio de consistência (slump test) e ensaio de resistência à compressão.

Finalizando

Neste artigo vimos o que é o traço do concreto, definimos alguns conceitos importantes acerca dos materiais constituintes da mistura, em seguida vimos como são feitas as dosagens e determinação do traço do concreto, e por fim algumas recomendações normativas de execução, recebimento, controle e aceitação do concreto.

Caso se interesse pelo assunto, acesse meu canal no Youtube onde publico frequentemente conteúdos relevantes sobre a engenharia de estruturas, clicando aqui!

Espero ter contribuído de alguma forma para a evolução do seu conhecimento. Deixe nos comentários sua percepção sobre a importância de se dosar corretamente o concreto.

Até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque seu comentário!
Por favor coloque seu nome aqui