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Slump Test: tudo sobre o ensaio de abatimento do concreto

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Slump Test: tudo sobre o ensaio de abatimento do concreto

O slump test é um dos ensaios que são necessários quando o assunto é assegurar a qualidade do concreto. Atualmente existem diversos ensaios com essa finalidade, e esses ensaios são fundamentais para constatar a conformidade do material com as especificações. Caso o controle de qualidade do concreto utilizado em uma determinada obra não seja realizado, ou realizado de maneira errônea, a integridade estrutural da edificação não pode ser garantida.

No caso do Slump Test o que se busca avaliar é a consistência do concreto. Essa propriedade é o principal fator que interfere no grau de trabalhabilidade do concreto. A consistência do concreto é empregada pra relacionar a mobilidade da massa e a coesão dos materiais constituintes, basicamente a consistência está ligada a associação do teor de água com os materiais secos.

No Brasil, a NM 67/1998 – Concreto – Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone – estabelece um método para a realização do slump test, que é a determinação da consistência do concreto fresco, através da medida de assentamento, tanto em laboratório como já na obra.

Para entender o que é o ensaio de slump test, o que é a propriedade de consistência do concreto e relação com a trabalhabilidade, as especificações normativas acerca do assunto e como é realizado slump test na prática, leia este artigo até o final!

slump test

O que é Slump Test?

O slump test ou também chamado de teste de abatimento do concreto, é um ensaio realizado na maioria das vezes no canteiro de obras. A finalidade do teste é definir a característica de consistência do concreto fresco momentos antes da concretagem de um elemento estrutural.

Podemos afirmar que o slump test faz parte do controle tecnológico e de qualidade dos materiais da obra, ou seja, através da consistência que é medida, é possível conferir a trabalhabilidade do concreto, e consequentemente, definir se está de acordo ou não com as especificações de projeto e assim dar prosseguimento na etapa de concretagem.

O ensaio deve ser realizado com o concreto fresco antes de ser lançado, independente se é um concreto usinado produzido por uma central, ou se produzido no próprio canteiro de obras.

Esse ensaio é conhecido por ser relativamente simples de realizar e demanda uma amostra não muito grande do material, apesar disso, deve sempre ser executado por uma pessoa devidamente qualificada. O slump test fica restrito a alguns tipos de concreto, como é o caso do concreto auto adensável, onde devem ser empregados outros tipos de ensaios, como por exemplo, o slump flow test que é o ensaio de espalhamento em uma superfície.

Propriedades do Concreto

O traço do concreto é um parâmetro quantitativo dos seus componentes (aglomerante, agregado miúdo, agregado graúdo e água). A determinação dessas quantidades deve ser realizada de forma a satisfazer as necessidades de resistência, trabalhabilidade e durabilidade do concreto demandadas para cada projeto.

A trabalhabilidade do concreto está relacionada com a homogeneidade e facilidade com que ele pode ser operado, desde a mistura até a fase de lançamento. Essa é sem dúvidas uma das propriedades mais importantes do concreto, e não tão simples de ser definida. Tudo depende do tipo de utilização do concreto, por exemplo, a trabalhabilidade de um concreto que será utilizado na concretagem de um piso deve ser obrigatoriamente diferente da trabalhabilidade utilizada na concretagem de uma viga densamente armada. Dessa forma, a trabalhabilidade do concreto está diretamente ligada ao correto adensamento do concreto.

Além do traço, aditivos e métodos de transporte, o fator que mais influencia na trabalhabilidade do concreto é a consistência. A consistência está relacionada com a maior ou menor fluidez do concreto. Ou seja, a maior ou menor capacidade que o concreto fresco tem de se deformar. O principal fator que define a consistência de um concreto é o teor de água. Portanto, a consistência deve ser um fator crucial no momento de determinação do traço de um concreto. Visto que, quanto maior a quantidade de água menor será a resistência.

Relação trabalhabilidade e slump

Com isso, quanto mais alto for o slump (consistência) do concreto, maior a facilidade de ser lançado e adensado, ou seja, possui boa trabalhabilidade. Quanto aos valores do slump, tudo depende do tipo de uso do concreto. Um concreto bombeado por exemplo, demanda maior mobilidade, ou seja, um slump mais alto.  Em relação aos valores do slump, os mais usuais em obras são os de 10 +/- 2 cm e 12 +/- 2 cm para estruturas convencionais (lajes, vigas, pilares e elementos de fundação). A ABNT NBR 8953:2015 classifica os concretos quanto a consistência conforme mostra a tabela:

classes de consistência do concreto

Passo a Passo – Slump Test

Todo o passo a passo para a realização do ensaio de abatimento (slump test) exposto nesse item do artigo está baseado nas especificações normativas da NM 67/1998.

Materiais – Slump Test

Molde: O molde para o corpo-de-prova deve ter formato de um tronco de cone oco. Ser feito de metal com espessura igual ou maior que 1,5 mm. Deve ter diâmetro da base da ordem de 200 mm +/- 2 mm, diâmetro da seção superior de  100 mm +/- 2 mm e a altura de 300 mm +/- 2 mm. O interior do molde deve ser liso e livre de possíveis saliências. Na parte superior (dois terços da altura) o molde deve conter duas alças. E na parte inferior as aletas que serão utilizadas para manter a estabilidade durante o ensaio.

molde slump test segundo a nbr nm 67

Haste de compactação: A haste que será utilizada para compactação do concreto dentro do molde durante o ensaio deve ser reta com comprimento de 600 mm. Ser constituída de aço, ter seção circular com o diâmetro de 16 mm e possuir as extremidades arredondadas.

haste de compactação nbr nm67

Base: A base para apoio do molde durante o ensaio deve ser quadrada ou retangular com lados não inferiores a 500 mm. Quanto ao material deve ser constituída de metal com espessura mínima de 3 mm.

base de ensaio nbr nm67

Procedimento – Slump Test

O primeiro passos para a realização do slump test é coletar a amostra necessária do concreto a ser ensaiado. Em seguida posicionar a base com o molde em um local plano, rígido e livre de vibrações. Após isso, despejar no molde com uma camada de 10 cm e compactar com a haste, exercendo 25 golpes distribuídos uniformemente sobre a seção da camada. Esse processo deve ser repetido por mais duas vezes, até alcançar o topo do molde. Na última camada é importante deixar um acúmulo acima do molde, pois com a compactação este pode diminuir e ficar abaixo da superfície. Caso isso aconteça, é necessário que se preencha a parte que ficou vazia com mais concreto, até que se tenha uma parte excedendo o topo do molde:

procedimento de ensaio slump test

O próximo passo é uniformizar a superfície do concreto, que pode ser realizado com desempenadeira e movimentos rolantes da própria haste de compactação. Antes de retirar o molde deve-se limpar a base, e então o molde deve ser retirado cuidadosamente na posição vertical. A norma diz que o levantamento deve durar de 5 a 10 segundos e o movimento deve ser constantes sem submeter o concreto a movimentos laterais. Por fim, imediatamente após a retirada do molde, medir o abatimento do concreto. O slump se dá pela diferença de altura entre o topo do molde e o eixo do corpo-de-prova desmoldado:

procedimento de ensaio 2 nbr nm 67

Finalizando

Neste artigo vimos o que é e qual a importância do slump test, entendemos quais são as principais propriedades físicas do concreto e como elas influenciam na qualidade final da estrutura. Por fim, vimos o passo a passo para a realização do ensaio de abatimento do concreto segundo a NM 67/1998.

Caso se interesse ainda mais pelo assunto, acesse meu canal onde publico frequentemente conteúdos acerca da engenharia de estruturas, clicando aqui!

Espero ter contribuído de alguma forma para o avanço do seu conhecimento. Deixe nos comentários sua opinião sobre a importância de se realizar corretamente o ensaio de abatimento nas obras de engenharia.

Até a próxima!

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