Início Estruturas O Que São Os Estádios do Concreto?

O Que São Os Estádios do Concreto?

7935
3

Imagine a seguinte situação: Em um laboratório de engenharia civil, o engenheiro chefe faz uma viga viga bi apoiada e coloca, no meio dela, uma prensa hidráulica, produzindo uma carga concentrada, esse procedimento é conhecido como ensaio de flexão, como no vídeo abaixo:

 

 

Conforme a carga aplicada na viga aumenta, a peça de concreto passa por fases de fissuração e deformação até que o rompimento ocorra de fato.

Essas fases formam os Estádios I, II e III do concreto:

 


Estádio I

No Estádio I, a carga aplicada na peça solicita um esforço de tração menor que a resistência à tração do próprio concreto (sem armadura), que é algo em torno de 10% da resistência à compressão.

O grande problema de se trabalhar nesse estádio é a necessidade de se fazer peças com dimensões exageradas, tornando inviável a produção de edificações.

 


Estádio II

No Estádio II, a carga aplicada passa a ser o suficiente para gerar fissuras na região tracionada do concreto, nesse momento a armadura passa a ser necessária, resistindo à tração que o concreto não resiste.

Trabalhando com esse estádio conseguimos produzir peças mais viáveis, já que podemos aproveitar a região comprimida da peça utilizando concreto e a região tracionada utilizando o aço.

 


Estádio III

No Estádio III, a carga aplicada beira o limite de resistência da peça, gerando fissuras não apenas na região tracionada da peça, mas também fissuras de cisalhamento (como na imagem abaixo).

fissuras

Ensaio de viga à flexão

Quando trabalhamos com esse estádio, normalmente, há a necessidade da aplicação de armadura dupla na região tracionada, bem como a utilização de armadura transversal (estribos) para resistir às forças de cisalhamento.

Trabalhando com esse estádio conseguimos atingir uma relação custo-benefício muito melhor que no estádio anterior, já que passamos a conseguir produzir peças menores, mais leves e mais eficientes para uma mesma carga.

Falando de custo-benefício, a utilização de peças menores e mais leves gera uma outra situação de economia em uma edificação, já que, com uma estrutura mais leve, podemos ter também fundações mais baratas.

 


Linha Neutra

 

Essa relação entre a carga aplicada e as resistências (do concreto e do aço) gera ainda um outro objeto de estudo: A modificação da posição da linha neutra:

A linha neutra é a superfície de uma viga que separa as regiões tracionadas das regiões comprimidas, como na imagem abaixo:

Linha neutra

No estádio I a linha neutra passa abaixo do centro geométrico da peça;

No estádio II a linha neutra passa em uma região próxima ao centro da peça, e;

No estádio III a linha neutra passa acima do centro geométrico da peça.

Estádios3

Isso significa que, no estádio I teremos a maior parte da massa da peça sendo comprimida e, no estádio III, a maior parte da massa da peça estará sendo tracionada.

O cálculo da posição da linha é abordado de forma prática no artigo O Que São Os Domínios do Concreto?.

 


 

O entendimento dos estádios do concreto é essencial para a otimização de uma estrutura, principalmente no que diz respeito à relação custo-benefício, já que, entendendo melhor como uma estrutura funciona, podemos tentar extrair o máximo desempenho dela com o mínimo custo.

 

Até uma próxima, abraço!

3 COMENTÁRIOS

  1. As your canine cannot speak to you, you will need to learn how
    to tune in to your dog’s non-spoken language. Steer clear of compelling your pet
    to have interaction with others if he doesn’t want
    to. This may result in negative biting or preventing habits.
    Always be keeping an eye out for no-verbal ideas.
    If you notice them, let your canine to guide you within the next
    motion you may get.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque seu comentário!
Por favor coloque seu nome aqui