Início Contenções Muro de Gabião: considerações gerais

Muro de Gabião: considerações gerais

1718
44

O muro de gabião se caracteriza como um tipo de contenção que teve seus primeiros indícios ainda na pré-história, com as construções de estruturas utilizando pedras empilhadas. No entanto, a evolução desse tipo de estrutura, criação de modelos de cálculos estruturais e real aplicação em contenção de taludes de solo, se iniciaram no século XIX. Além disso, ficou muito conhecido também pela utilização militar, como um sistema de barreira defensiva de fogo de artilharia.

Apesar de ser bastante utilizado nas obras de contenções brasileiras, o muro de gabião não é tão conhecido na área de abrangência da engenharia de estruturas. Os muros de gabião assim como todos os outros tipos de contenção, são utilizados com objetivo principal de evitar desastres com deslizamento de solo, que são conhecidos por causarem grandes prejuízos financeiros, além de, em muitos dos casos, mortes.

Esse tipo de contenção pode apresentar grandes vantagens em determinados tipos de situações para contenção de maciços de solo. O muro de gabião é grandemente utilizado em obras de infraestrutura rodoviária, em lugares onde, por motivos de realização de cortes ou aterros, se formam taludes que, consequentemente, devem ser contidos.

Para entender o que é um muro de gabião, em qual grupo de estruturas de contenção ele se enquadra, quais são os tipos usuais que são utilizados atualmente, além de conhecer quais são os pontos positivos e negativos desse tipo de contenção e quais as considerações de projeto e execução, leia este artigo até o final!

MURO-DE-GABIÃO

O que é muro de gabião?

O termo “gabião” advém da palavra gabbione, que remete seu significado a cestos e gaiolas. Com isso, muro de gabião consiste em um tipo de estrutura de contenção composta por elementos metálicos, na maioria das vezes de aço galvanizado, construídos com a utilização de telas em formato de malha hexagonal, formando o que chamamos de gaiolas que, por fim, são preenchidas com rochas.

Esse tipo de estrutura é considerado flexível, pois pode conter taludes ou encostas e ao mesmo tempo garante que não ocorra nenhum tipo de perda de estabilidade com eventuais movimentações e recalques do solo na base.

O muro de gabião é classificado como sendo do tipo muro de gravidade, ou seja, sustenta os empuxos horizontais utilizando seu próprio peso, de maneira a atingir o equilíbrio de esforços quanto às solicitações de deslizamento e tombamento além da ruptura estrutural. Os tipos mais comuns da utilização de muros de gabião são em suportes para pontes, obras viárias e ferroviárias, revestimento de bacias, proteção de margens de rios, canalização de rios e obras de drenagem.

Atualmente, os muros de gabião têm ganhado espaço também na arquitetura moderna, sendo cada vez mais utilizados com função estética, para harmonizar ambientes, principalmente pelo fato de que este tipo de muro permite a propagação de vegetação, sendo empregado como componente de paisagismo.

Tipos de Muros de Gabião

Existem três principais tipos de gabião que são utilizados como estrutura de contenção por gravidade: gabião tipo caixa, tipo saco e tipo colchão. Essencialmente o que varia entre eles é a forma das “gaiolas”, a seguir serão apresentadas algumas particularidades de cada um desses três tipos.

Caixa

Esse tipo de gabião é montado em formato de paralelepípedos. Possuem como principal característica a alta resistência à tração, sendo muito utilizado em situações onde os empuxos do solo são predominantes na estrutura (contenções, barramentos, canalizações).

Saco

Nesse tipo de gabião a tela é moldada em formato de cilindro, sendo amarradas as extremidades após o preenchimento com as pedras. Bastante empregado em situações que demandam intervenções rápidas, normalmente obras hidráulicas em que o solo de apoio apresenta baixa capacidade de suporte.

Colchão

Esse tipo de gabião é bastante similar ao de caixa. Moldado em formato de paralelepípedos, porém apresenta grandes dimensões tanto no comprimento quanto na largura e pequenas na altura. Caracterizando assim, o formato de um verdadeiro colchão. Muito utilizado em estruturas de dissipação de energia de cursos de água, quando se faz necessário o vencimento de grandes desníveis, e em revestimentos de taludes.

Vantagens do muro de gabião

A seguir serão apresentadas algumas das vantagens que a utilização de muros do tipo gabião pode proporcionar:

  • Demonstra boa resistência aos esforços solicitantes;
  • Flexibilidade, podendo se adequar de forma facilitada a possíveis movimentações e deformações de solo, o que não é possível em um tipo de estrutura rígida, por exemplo;
  • Apresenta permeabilidade, ou seja, pode ser utilizado sem problemas em áreas onde há a necessidade de drenagem de água;
  • Execução facilitada, caracterizando um processo mais simples e artesanal, sem a necessidade de mão-de-obra muito especializada;
  • Bom desempenho ambiental, possibilita crescimento de vegetação e percolação de água, além de sua aparência ser bem mais integrada à natureza;
  • Pode apresentar maior viabilidade econômica em alguns casos, visto que a estrutura é composta por materiais menos complexos do que outros tipos de muros de contenção;
  • Durabilidade elevada;

Desvantagens do muro de gabião

Podemos destacar como sendo pontos negativos do muro de gabião:

  • Peso muito elevado;
  • Grandes dimensões da estrutura, ocupando um espaço maior em relação a outros tipos de contenção;

Considerações de projeto para muros de gabião

A opção por se utilizar o muro de gabião em obras de contenção deve partir principalmente de estudos de viabilidade técnica e principalmente econômica. A princípio pode parecer menos econômico em relação a outras soluções de contenção. No entanto, os muros de gabião pode garantir, em diversas situações, benefícios não encontrados nos outros tipos de estrutura.

O dimensionamento dos muros de gabião devem atender às especificações e verificações de estabilidade, para os seguintes requisitos:

  • Tombamento;
  • Deslizamento;
  • Capacidade de carga.

De acordo com a ABNT NBR 11682:2009 – Estabilidade de Taludes – no caso de estabilidade muros de gravidade, assim como muros de flexão, deverão ser atendidos em fase de projeto e dimensionamento, os seguintes fatores mínimos de segurança:

fator-de-segurança

Em relação à escolha dos materiais, o aço deve possuir principalmente alta resistência à corrosão, que é o que pode prejudicar de forma significativa a estrutura. Já as rochas podem ser compostas por qualquer tipo, os mais comuns são basalto, seixo e granito. É recomendado que a granulometria dessas rochas sejam pelo menos 1,5 vezes maior do que a abertura da malha de aço utilizada. Deve-se levar em consideração principalmente o fato de que os materiais escolhidos proporcionem peso, rigidez e resistência à estrutura.

Finalizando

Neste artigo vimos as considerações gerais sobre os muros de contenção do tipo gabião, conceito e definições importantes, assim como quais são os tipos de gabião que são empregados atualmente nas obras brasileiras, além de entender quais são as vantagens e desvantagens em relação aos demais métodos. Por fim, vimos também algumas considerações normativas de projeto.

Caso se interesse pelo assunto, acesse meu canal, onde publico frequentemente conteúdos relacionados à engenharia de estruturas e fundações, clicando aqui!

Espero ter contribuído para o avanço do seu conhecimento.

Até a próxima!

44 COMENTÁRIOS

  1. Outstanding post however , I was wanting to know if you could write a litte more on this topic?
    I’d be very thankful if you could elaborate a little bit
    more. Bless you!

  2. It’s actually a nice and useful piece of info.
    I’m happy that you shared this helpful information with us.
    Please stay us up to date like this. Thank you for sharing.

  3. Greetings! Quick question that’s completely off topic.
    Do you know how to make your site mobile friendly?
    My site looks weird when viewing from my iphone 4. I’m trying to find a theme or plugin that might be able to resolve this problem.
    If you have any suggestions, please share.
    With thanks!

  4. Hey just wanted to give you a brief heads up and let you
    know a few of the pictures aren’t loading properly. I’m not sure why but I think its a linking
    issue. I’ve tried it in two different browsers and both show the same outcome.

  5. Nice post. I learn something new and challenging on sites I stumbleupon every day.
    It will always be useful to read content from other writers
    and practice a little something from other
    websites.

  6. Thank you for the auspicious writeup. It in fact was a amusement
    account it. Look advanced to far added agreeable from you!
    However, how could we communicate?

  7. Howdy! This post couldn’t be written any better! Reading through this post reminds me
    of my old room mate! He always kept chatting about this.
    I will forward this page to him. Fairly certain he will have a good read.
    Thank you for sharing!

  8. To foolow up on the update of this issue on your blog annd
    would really want to let you know just how much I valued the time you took to produce this
    helpful post. Inside the post, you spoke regarding how to seriously handle this chalplenge wwith all ease.
    It would be my pleasure to get together some more tips from your website and
    come as much as offer people what I have benefited from you.
    Thank you for your usual excellent effort.

  9. We stumbled over here coming from a different page and thought I might check things out.
    I like what I see so now i am following you. Look forward to finding out about your web page for a second
    time.

  10. This design is wicked! You obviously know how to keep a reader entertained.
    Between your wit and your videos, I was almost moved to start
    my own blog (well, almost…HaHa!) Great job. I really enjoyed what you had to
    say, and more than that, how you presented it.
    Too cool!

  11. You have made some really good points there. I
    looked on the internet for more information about the issue and found most individuals will go along
    with your views on this site.

  12. Wow, wonderful weblog layout! How lengthy have you been running a blog for?
    you make running a blog glance easy. The total look of yyour web site is
    great, as smartly as the content!

  13. Howdy! This blog post could not be written any better!
    Reading through this article reminds me of my previous roommate!
    He always kept talking about this. I most certainly
    will forward this post to him. Fairly certain he’ll have a very good read.
    Thank you for sharing!

  14. This is very fascinating, You are an excessively professional blogger.
    I have joined your rss feed and look forward to in search
    of extra of your excellent post. Also, I’ve shared your web site in my social networks!

  15. Excellent blog right here! Additionally your web site a lot up very fast!

    What web host are you the usage of? Can I get your associate hyperlink
    on your host? I wish my website loaded up as quickly as yours lol.

  16. Hi! I just wanted to ask if you ever have any trouble with hackers?

    My last blog (wordpress) was hacked and I
    ended up losing several weeks of hard work due to no back up.
    Do you have any methods to prevent hackers?

  17. Howdy, I do believe your site may be having browser compatibility problems.

    Whenever I take a look at your website in Safari,
    it looks fine but when opening in Internet Explorer,
    it’s got some overlapping issues. I simply wanted to provide you with a quick heads up!
    Besides that, fantastic site!

  18. you’re truly a good webmaster. The website loading velocity is incredible.

    It kind of feels that you’re doing any unique trick. Moreover, The contents are masterwork.

    you have done a great process in this subject!

  19. Attractive section of content. I just stumbled upon your website
    and in accession capital to assert that I acquire actually enjoyed account your blog posts.
    Any way I will be subscribing to your augment and even I achievement you access consistently fast.

  20. I blog often and I really appreciate your
    content. The article has really peaked my interest.
    I am going to take a note of your website and keep checking for
    new information about once per week. I subscribed to your RSS feed as well.

  21. Hello i am kavin, its my first occasion to commenting anyplace,
    when i read this piece of writing i thought i could also create comment due to this good paragraph.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque seu comentário!
Por favor coloque seu nome aqui