Início Fundações Execução de Estacas: Strauss

Execução de Estacas: Strauss

938
0

Fortemente caracterizada pela utilização de bate-estacas, a estaca Strauss é uma estaca de concreto moldada in loco que aparece como uma solução alternativa de baixo custo para estacas cravadas, que produzem forte vibração e ruídos, tornando-se muitas vezes inviáveis em centros urbanos ou em locais próximos à patrimônios históricos.

A escavação de uma estaca Strauss se dá pelo apiloamento do solo através de equipamento bate-estacas, utilizando uma sonda  ou piteira metálica até o primeiro ou segundo metro de escavação. Então é colocado um segmento curto de revestimento metálico com coroa na ponta. A seguir, prossegue-se a perfuração com golpes sequenciais e eventual adição de água.

Conforme a escavação segue, novos tubos de revestimento metálico vão sendo introduzidos, formando a popular camisa metálica, até que se atinja a cota prevista. Com a escavação concluída, limpa-se as camisas através do lançamento de água que, por sua vez, é pulverizada para fora junto com o solo residual em forma de lama. Não precisa nem dizer que outra característica marcante dessa estaca é a sujeira, né?

SUNP0528

Figura 1 – Equipamento bate-estacas Strauss e operários em meio à lama característica. Fonte: Líder Strauss.

Após a limpeza da escavação, o concreto é lançado através de um funil até que se tenha uma coluna de aproximadamente 1m, que deve ser apiloado de maneira a formar a ponta da estaca. Em sequência, repete-se o procedimento com a simultânea retirada da camisa metálica conforme sobe o nível de concreto. A retirada das camisas deve ser feita com guincho manual de forma lenta, evitando a subida da armadura e a formação de vazios. O concreto para este tipo de estaca deve apresentar um consumo de cimento de pelo menos 300kg/m³.

Para o caso de estacas apenas com armadura de ligação, a colocação das armaduras pode ser feita após a concretagem. Para os casos de estacas armadas, a armadura e os estribos, estes com espaçamento entre 15 e 30 centímetros, devem ser colocados antes da concretagem, e a estaca deve ter um diâmetro mínimo de 32 centímetros.

É importante observar que a execução de estacas próximas entre si a uma distância menor que 5 diâmetros é limitada a uma estaca a cada 12 horas. Nesse caso, vale o maior diâmetro.

A NBR 6122:2010 desaconselha a execução da estaca Strauss abaixo do nível freático. Por experiência, sabemos que a execução da estaca Strauss nessas condições é possível, desde que sejam tomados alguns cuidados específicos para garantir a estabilidade do solo de contato.

Como desvantagens da estaca Strauss podemos citar: capacidade de carga média-baixa, que varia geralmente entre 20 e 70 tf; baixa produtividade, que via de regra se limita na execução de até 3 estacas por dia; é uma estaca que não mede nega nem repique elástico; é de difícil execução, principalmente para condições de solo mole abaixo do nível freático, o que faz com que seja uma estaca dependente de boa equipe de obra.

Pra saber mais sobre a execução de outros tipos de estacas fique ligado nas próximas publicações.

Até mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque seu comentário!
Por favor coloque seu nome aqui