Nelso Schneider

Execução de Estacas: Metálicas

As estacas metálicas constituem-se de chapas ou perfis metálicos laminados ou soldados que podem ser cravados através de percussão, vibração ou prensagem. Seu processo executivo é muito similar ao das estacas pré-moldadas de concreto, que está descrito de maneira simples e didática em outro artigo dessa série, sobre estacas pré-moldadas, confira!

Algumas das diferenças no procedimento executivo das estacas metálicas para as pré-moldadas são a soldagem das chapas para ligação entre os perfis, que devem ser especificadas em projeto, e alguns critérios que diferem de maneira quantitativa, como o peso do martelo de cravação, que podem ser verificados na NBR 6122:2010.

solda

Figura 1 – Soldagem de chapa de ligação entre perfis de estacas metálicas. (Fonte: YouTube Gerdau)

Já que o procedimento executivo já foi descrito anteriormente, este artigo será focado nas características, vantagens e desvantagens das estacas metálicas no mercado brasileiro, pra te ajudar a entender quando essa solução pode ser interessante no seu projeto.

No Brasil, infelizmente, a solução em estacas metálicas ainda apresenta alto custo por capacidade de carga. Desse modo, a adoção dessa alternativa se baseia majoritariamente nas suas vantagens em comparação com as estacas pré-moldadas e nas possíveis economias que a estaca metálica poderia trazer em outros pontos da obra.

 

Vantagens

 

Desvantagens

 

Pra saber mais sobre a execução de outros tipos de estacas fique ligado nas próximas publicações.

Até mais!

Sair da versão mobile