Nelso Schneider

Execução de Estacas: Hélice Contínua Monitorada

Muito difundida no mercado atualmente, a estaca Hélice Contínua Monitorada conquistou seu espaço devido à sua grande versatilidade, dentre várias outras vantagens.

A HCM é um tipo de estaca escavada altamente mecanizada. Sua execução requer maquinário de grande porte, equipe especializada, disponibilidade de grandes volumes de concreto de boa qualidade e bombeamento, além de tratores para transporte do material escavado. A Figura 1 permite a visualização e identificação de todos esses elementos.

hcm

Figura 1 – Canteiro de execução de estaca hélice contínua monitorada. (Fonte: Autoria Desconhecida).

Antes de entrar em detalhes de execução, é preciso entender a “anatomia” de um equipamento de hélice contínua monitorada. A máquina possui uma cabine, onde se localiza o operador, juntamente com o computador de bordo, que fornece diversas informações fundamentais para a boa execução da estaca. Acoplado ao equipamento está um trado helicoidal removível com eixo vazado, tampado em sua extremidade. A tampa também é conhecida em canteiro como “marmita”.

Figura 2 – Trado helicoidal de eixo vazado, característico da estaca hélice contínua monitorada. (Fonte: http://www.geocities.ws/baianuu/visita09.htm)

 

Figura 3 – Detalhe da tampa, “marmita”, do eixo vazado do trado helicoidal. (Fonte: http://www.geocities.ws/baianuu/visita09.htm)

Procedimento executivo e recomendações

A execução da estaca hélice contínua monitorada se dá em um processo contínuo, sem interrupções, desde o início da escavação até a inserção das armaduras, devido à diversos fatores intrínsecos ao método. Desse modo, antes de se iniciar a execução da estaca, é necessário confirmar se todo o concreto necessário para o preenchimento do fuste da estaca está presente em obra. Além disso, a armadura já deve estar montada, pronta para ser inserida na estaca.

Figura 4 – Montagem e posicionamento das armaduras. (Fonte: Autoria Desconhecida).

Figura 5 – Procedimento executivo de estaca hélice contínua monitorada. (Fonte: Geofix).

Apesar de ser uma estaca com execução relativamente simples, uma boa estaca HCM é extremamente dependente do controle de qualidade do processo. Entre eles:

Figura 6 – Especificações recomendadas para a composição do concreto utilizado em estacas hélice contínua monitorada. (Fonte: O Autor, PDF Palestra “HCM: Como não cair no conto do vigário”).

Vantagens

Desvantagens

Devido à esta última desvantagem, muitas obras em hélice contínua monitorada Brasil afora apresentaram problemas. Para ajudar você a identificar melhor quais equipamentos contratar e o que observar durante o processo executivo dessas estacas, eu preparei duas palestras com o mesmo tema, mas abordando alguns tópicos diferentes! Você pode acessá-las aqui:
Palestra 1
Palestra 2
Elas foram feitas pra te ensinar a não cair no conto do vigário quanto for executar estacas hélice contínua monitorada!

Outros critérios de dimensionamento e controle de execução também podem ser encontrados na NBR 6122:2010, anexo F.

Para saber mais sobre a execução de outros tipos de estacas fique ligado nas próximas publicações.

Até mais!

Sair da versão mobile