Início Fundações Execução de Estacas: Escavada Mecanicamente

Execução de Estacas: Escavada Mecanicamente

1173
0

 

Continuando a nossa série sobre execução de estacas, é a vez de falar sobre a Estaca Escavada Mecanicamente. Esse artigo aproveita alguns dos conceitos que foram apresentados no artigo anterior, que falava sobre Estaca Broca. Se você ainda não viu, essa é a hora!

Estaca Escavada Mecanicamente

A estaca escavada mecanicamente é a “prima rica” da estaca broca. Grande parte de suas características, bem como suas vantagens e desvantagens são as mesmas, mas devido à utilização de maquinário, é possível lançar mão de diâmetros e profundidades maiores, além da possibilidade de se escavar solos mais resistentes. Devido à esses fatores estarem diretamente relacionados à capacidade de carga da estaca, a estaca escavada mecanicamente pode ser dimensionada para suportar solicitações de até 300 tf. Quando comparada à estaca broca, o processo de escavação da estaca escavada mecanicamente também é muito mais ágil.

O processo executivo é muito similar ao da estaca broca, sendo:

1 – Escavação

2 – Colocação da Armadura

3 – Concretagemestacasescav-adas

Figura 1 – Esquema de execução de estaca escavada mecanicamente (Fonte: Serki).

Assim como na estaca broca, não há necessidade de utilização de concreto usinado e a colocação das armaduras também pode ser posterior à concretagem, dependendo do slump do concreto utilizado.

anuncios_imagem2760

Figura 2 – Execução de estaca escavada mecanicamente (Fonte: Construagro).

Uma desvantagem em relação à escavada broca é que, com a utilização de trado manual, o operário pode movimentar o trado após a escavação e lançar o solo removido em um local de escolha, enquanto que na escavação mecanizada, para poupar tempo, com a elevação do trado após a escavação, o trado é girado rapidamente em sentido reverso, fazendo com que o solo escavado se desprenda e seja lançado no entorno da escavação, isso somado às limitações de alcance do equipamento, faz com que se torne inviável ou impossível a escavação da vala do bloco previamente à execução da estaca. Assim é necessário realizar a execução completa da estaca para posterior escavação da vala do bloco e arrasamento das estacas, o que acaba sendo um pouco mais trabalhoso. Além disso, devido à presença de maquinário, o método requer espaço para manobras e execução.

Pra saber mais sobre a execução de outros tipos de estacas fique ligado nas próximas publicações.

Até mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque seu comentário!
Por favor coloque seu nome aqui