ERRO Clássico em Fundações Rasas – Prédios Tortos

A propagação de pressões nos solos são um dos principais fatores para dimensionamento de sapatas.

Inicialmente vamos relembrar algumas etapas de escolha e dimensionamento de fundações. 

A primeira etapa é a identificação das camadas de solo a partir do perfil estratigráfico.

Com laudo de sondagem em mãos, o engenheiro de fundações pode decidir qual é a fundação mais segura (menor recalque possível) e também mais econômica.

Uma das fundações mais econômicas são as sapatas. Elas são fundações superficiais que transmitem a carga dos pilares ao solo por meio da área da base da mesma.

Para o correto dimensionamento das sapatas isoladas, inicialmente realiza-se a definição da cota de assentamento com base na investigação de campo.

Alguns critérios para definição da profundidade de assentamento:

• NSPT≥10
• Profundidade máxima de assentamento 2m (ultrapassar essa profundidade para atingir camadas mais resistentes é uma possibilidade, mas essa solução interfere diretamente na economia das fundações)
• Preferencialmente acima do lençol freático (é possível realizar o assentamento abaixo do nível do lençol, apesar disso, o rebaixamento do lençol implica em custos com motobombas, energia elétrica e isso acaba encarecendo a obra).
• Verificação das camadas em que o bulbo de tensão atuará.

Com a cota de assentamento definida deve-se calcular a pressão admissível a partir do NSPT de cálculo. Para definir o NSPT de cálculo realiza-se a média do NSPT das camadas de suporte da sapata. Essa região de solo que suporta a sapata é definida a partir do bulbo de tensão.

A profundidade L do bulbo de pressão depende da geometria da sapata:
• Para Sapata Circular ou Quadrada: L = 2B
• Para Sapata Retangular: L = 3B
• Para Sapata Corrida: L = 4B

Mas por que saber a profundidade do bulbo de pressão é tão importante Nelso?
Antes eu gostaria que você analisasse a seguinte imagem:

Exemplo de imagem
Perceba que o elemento de fundação tem o bulbo de tensão atravessando duas camadas de solo. Uma camada de areia com pressão admissível alta, possibilitando a implantação de sapatas. Porém, na camada abaixo temos uma argila mole com pressão admissível baixa. Como o bulbo de pressão está atingindo uma camada compressível, de baixa resistência, com SPT<10 (argila mole), não é indicado implantar fundações superficiais neste caso.

Em Santos temos o segundo pior solo do mundo, inferior apenas da Cidade do México. Composta por uma camada de areia medianamente compacta de 10m abaixo camadas de argila marinha altamente compressível.
 
Sabe-se que o custo de uma fundação profunda pode ser até 3x o de uma fundação rasa, porém esse recurso pode ser inevitável. É por esta razão que muitos economizam e por consequência os prédios da orla da praia recalcam e inclinam-se um contra os outros. 

A camada de argila marinha é responsável pelos recalques dos prédios mais antigos em Santos, construídos sobre fundações rasas, apoiadas sobre a camada de areia medianamente compacta. Mesmo que sem sofrer rupturas, a primeira camada de areia comprime a argila marinha provocando recalque e a inclinação das estruturas. 

O maior problema então, não é o recalque e sim, o recalque diferencial, causado pela concentração de carga quando ergue-se um edifício vizinho, este por sua vez influência o outro a entortar. Essa patologia de fundações está relacionada com a interseção de bulbos de pressão de prédios vizinhos. Esse acúmulo de carga na região de divisa faz com que os prédios se inclinem um contra os outros.

Esses são as principais considerações sobre o bulbo de pressão e a sua importância para a segurança dos seus projetos de fundação. Escrevi da forma mais prática possível. 

Espero ter ajudado.
Um abraço.
Nelso

ÚLTIMOS POSTS DO NELSO

10 Passos para Construir um Poderoso Negócio

Até Minha Mãe Que Não é Engenheira Deveria Saber Disto – Laudo de Sondagem (SPT)

IR PARA O POST
10 Passos para Construir um Poderoso Negócio

$1.8 Bilhões Anuais em Prejuízo – Patologia das Fundações

IR PARA O POST
Ipad

Assista ao treinamento em vídeo e aprenda como realizar cálculo de SAPATAS, montar a sua planilha, ou se preferir, realizar o download GRATUITO da planilha pronta e projetar hoje mesmo a sua SAPATA.

ASSISTA AQUI O TREINAMENTO E FAÇA O DOWNLOAD GRATUITO AGORA MESMO DA PLANILHA QUE EU UTILIZO PARA PROJETO DE SAPATAS